Posso fazer uma tatuagem em meu corpo?
O cristão pode se tatuar?
Minha resposta a uma pergunta sobre tatuagem de uma jovem, membro da nossa igreja.
Pr Nilson Cruz
Você pode me explicar o capítulo 19 de Levítico? eu quero fazer uma tatuagem, mas algumas pessoas usam o versículo 28 para dizer que é errado, porém quando eu li o livro não entendi dessa forma.
Esta é a versão da Bíblia King James, a melhor versão do mundo: Ye shall not make any cuttings in your flesh for the dead, nor print any marks upon you: I am the LORD. Levítico 19:28
A palavra Print que é traduzida por pintar vem da palavra hebraica qaʿaqaʿ que significa incisão, impressão, tatuagem, marca. Precisamos entender que nessa época as pinturas feitas nos corpos, na sua maioria, eram de ídolos. Também, as prostitutas faziam tatuagens em seus corpos. Além de escravos e adoradores pagãos, as tatuagens estavam sempre associadas às superstições. Sendo assim, podemos concluir que a origem da tatuagem está relacionada com a adoração a ídolos e à superstições, ou seja, a tatuagem sempre carregava um vínculo com algo espiritualmente obscuro. O que nos leva a entender que ao tatuar o corpo o indivíduo buscava uma espécie de conexão com algo místico. É por isso que a maioria das tatuagens traziam figuras de ídolos, animais ou seres e símbolos que tinham um sentido a mais do que o natural da figura.
A questão é se com o passar do tempo houve uma mudança, uma ressignificação da tatuagem. Podemos perceber que a adoração a ídolos e a superstição ainda estão presentes nas tatuagens atuais, mas não podemos limitar nos dias de hoje o uso da tatuagem a esses significados. Fica a pergunta: dos significados atuais que são dados às tatuagens atuais, algum deles difere da natureza mística da sua origem?
A proibição bíblica é justificada pelos significados místicos dados às tatuagens na época em questão. Mas os significados de hoje, de alguma forma, ferem os princípios bíblicos? Tatuagens com nome e rostos de pessoas, animais e astros podem trazer algum tipo de superstição ou valorização de uma pessoa ou coisa além do senso comum, o que pode induzir à idolatria. Então, antes de decidir imprimir algo no corpo, a principal coisa a se perguntar é: Qual significado isso terá para mim? O que isso representa na minha alma? Será que estou dando a essa imagem um valor além do senso comum? Essa imagem trará algum sentimento de coragem, afirmação, incentivo para fazer algo, ou qualquer coisa semelhante? De posse destas respostas ficará mais fácil decidir acerca disso.
Pense comigo: então todas as vezes que você passar por algo parecido, você vai pôr uma tatuagem? por isso o motivo de pôr uma tatuagem e o significado dela são importantes, e foi isso que levou o próprio Deus a proibir essa prática para o povo hebreu.
Pense comigo: A Bíblia diz que nosso corpo é templo do Espírito Santo. Se somos um templo, então só podemos por algo nesse templo que agrade ao ser que é adorado dentro desse templo. Nada que não tenha relação com ele pode ser posto então, pois seria uma espécie de profanação do templo, que deixaria de ser consagrado ou santificado a este ser; que no caso nosso é o Espírito de Deus.
Sendo assim, voltamos a análise inicial de motivo e significado. Pois o problema em si não é pintar o corpo, mas o que será pintado, o que isso significa para você e o motivo dessa pintura. Pois foram as razões e motivos que levaram à proibição no antigo testamento.
Perceba que na verdade a proibição foi motivada pelo amor de Deus, e me ouso a dizer que também por um ciúme santo pelo seu povo. Deus não queria que o seu povo tivesse nada em seus corpos que lembrasse outro deus, ou que glorificasse outra coisa ou pessoa, senão a Ele mesmo.
Espero que tenha ajudado. Fico à disposição para qualquer dúvida!
A verdadeira origem da árvore de Natal
O cristão pode montar árvore de Natal?
Pr Nilson Cruz
Com o Advento do Natal resolvi fazer uma pesquisa sobre a verdadeira origem da árvore de natal, que é usada por muitos cristãos. Dentre as diversas versões, algumas fantasiosas ao extremo, onde até coloca Lutero como criador da tradição, a versão abaixo me pareceu a mais plausível:
Os antigos germânicos criam que o mundo e todos os astros estavam sustentados pendendo dos ramos de uma árvore gigantesca chamada o “divino Idrasil” ou o “deus Odim”, a quem rendiam culto a cada ano, no solstício de inverno, quando se supunha que se renovava a vida. Odin era um deus da mitologia germânica, chamado também de Wotan. Era considerado o demônio do mundo. Tinha dois irmãos, Vili e Vé. Segundo a lenda, Odin e seus irmãos mataram o gigante Ymir e de sua carne formaram o mar; dos ossos, criaram as montanhas; dos cabelos, fizeram as árvores; e do seu crânio, a abóbada celeste. Fizeram, ainda, de dois troncos de árvore, o primeiro par humano, Ak e Embla. Esta é uma explicação grosseira que o inferno usa para substituir os atos da criação que o nosso Deus realizou, tal como descritos em Gênesis I.
A principal função "divina" de Odin era a de deus da guerra; trazia na mão a lança Gungir, cujo golpe nenhuma força poderia conter, e montava o cavalo Sleipnir, que tinha oito patas, e no qual cavalgou até Yggdrasill, árvore onde se sacrificou, para si mesmo, pendurado por uma lança nesta "Árvore do Mundo" (ou "Grande Árvore").
A celebração desse dia consistia em adornar um carvalho, também chamado de “o carvalho sagrado de Odin”, com tochas que representavam as estrelas, a lua e o sol. Em torno desta árvore bailavam e cantavam adorando ao seu deus.
Contam que São Bonifácio, evangelizador da Alemanha, derrubou a árvore que representava o deus Odim, e no mesmo lugar plantou outro pinheiro, símbolo do amor perene de Deus e o adornou com maçãs e velas, dando-lhe um simbolismo cristão: as maçãs representavam as tentações, o pecado original e os pecados dos homens; as velas representavam Cristo, a luz do mundo e a graça que recebem os homens que aceitam Jesus como Salvador.
Este costume se difundiu por toda a Europa na Idade Média e com as conquistas e migrações chegou à América. Pouco a pouco, a tradição foi evoluindo: trocaram as maçãs por bolas e as velas por luzes que representam a alegria e a luz que Jesus Cristo trouxe ao mundo.
Sendo assim, conforme esta versão, a Árvore de Natal surgiu em substituição ao Carvalho sagrado de odin, uma estratégia de evangelização de um povo pagão, a meu ver, válida apenas para aquele povo e que portanto não deve ser copiada e incorporada às tradições cristãs.
O poder da música
Reflexão sobre a Música Gospel Baiana
Pr Nilson Cruz
“A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações” (Colossenses 3.16). A música inspira pensamentos elevados, ações nobres e ao mesmo tempo atitudes peculiares da natureza caída do homem. A música segundo Aristóteles, é a mais alta ‘moral’ de todas as artes. A música tem o poder de afetar diretamente o caráter do homem. Certa pessoa falou: “permiti-me escrever a música de uma nação que eu não me importarei com quem escrever suas leis”.
A passagem da carta de Paulo aos colossenses enfatiza a influência da música, onde o próprio Apóstolo orienta aos crentes a ensinarem utilizando a música como instrumento. Esta mensagem de Paulo mostra a importância do ministério da música na vida cristã, e que qualquer líder que deseja ser próspero em seu ministério não deve negligenciar este poderoso instrumento. Se a música em si já possui uma eficácia comprovada na influência do caráter de um homem, o que poderemos dizer de uma música carregada com a unção de Deus?
Nós vivemos num país que é reconhecido mundialmente pela sua música. O Brasil exporta música para o mundo, e a Bahia é um dos estados brasileiro que mais se destacam na área musical. Basta falarmos que o carnaval baiano é a maior festa popular do planeta, onde a população da cidade do Salvador praticamente dobra, no advento do carnaval.
Em dezembro de 2005, eu estava em Jerusalém. Na minha primeira noite na cidade santa, eu liguei o rádio do quarto para ouvir as músicas que passavam nas emissoras, e por um espaço aproximadamente de uma hora, fiquei ouvindo as músicas enquanto me arrumava e contemplava a beleza da cidade pela janela do meu quarto. Naquele espaço de tempo, eu pude ouvir umas 10 músicas, das quais 7 eram brasileiras e 5 eram de cantores baianos. No mesmo instante, o Espírito Santo prendeu a minha atenção àquele fato, pois já de muito tempo Deus vem me falando sobre este assunto. Ali eu pude perceber quão influente é a música baiana, e quão poderoso é o propósito de Deus. A música faz parte da vida de nós baianos. É algo que vem das nossas raízes, e o propósito de Deus é usar isso para restaurar milhares de vidas. A Bíblia diz que “onde abundou o pecado, superabundou a graça”, e é com base nesse versículo que eu creio que Deus vai levantar na Bahia, neste estado que é conhecido pelas suas músicas, um grande exército de louvor e adoração. Não há nada que o inimigo faça que Deus não sobrepuje em poder e grandeza. E a área musical está incluída neste contexto. Então se você tem promessa de Deus para o ministério do louvor, se prepare, para que o Senhor Deus te levante neste propósito.
No ano de 1997, eu estava em São Paulo no Congresso Mundial das Assembléias de Deus, quando o Pastor David Yong Cho, líder da maior Igreja evangélica do mundo, disse que o Brasil exportaria missionários para os quatros cantos da terra. Mas como será isso? Hoje eu entendo que boa parte destes missionários serão levitas que através de suas músicas inspiradas pelo Espírito Santo vão conquistar milhares de vidas para Cristo. Certamente Deus irá trazer uma revolução no louvor da Bahia. Ele levantará muito mais do que músicos, levantará, homens e mulheres que busquem a sua face, e que se coloquem como um instrumento pra ser usado no poder do Louvor.
Perseguição religiosa?
Os Projetos de Lei Contra a Fé Cristã
Pr Nilson Cruz
Amados em Cristo, não podemos mais fechar os nossos olhos e fazer de conta que não estamos vendo o plano macabro que satanás está montando em nosso país. A igreja precisa acordar, orar e exercer o seu poder como corpo de Cristo e como instituição na sociedade. O plano de satanás é claro, destruir as famílias, a igreja e tudo aquilo que vai de encontro à nova ordem mundial.
Nestas eleições precisamos tomar muito cuidado nos candidatos que iremos votar. Não podemos como igreja compactuar com este plano diabólico que está sendo arquitetado por entre os corredores das instituições que governam este país. Precisamos ser Sal e Luz. Se permanecermos indiferentes a tudo o que está acontecendo em nosso país, certamente Deus nos julgará. É necessário nos posicionarmos e deixarmos claro para todo o mundo aquilo que defendemos como igreja, independente se será ou não o que prevalecerá. Não podemos ser confundidos, mas temos que brilhar como astros neste mundo iníquo, onde o direito esta cada vez mais sendo destorcido.
Quero apresentar a vocês alguns dos projetos de lei, e seus respectivos autores que agridem a fé cristã e estão em trâmite na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Você vai encontrar alguns destes projetos na situação "arquivado", mas isto não quer dizer absolutamente nada, pois a qualquer momento ele pode voltar à pauta do congresso. Eu tive o cuidado de pessoalmente acessar os sites das duas casas para checar a veracidade de cada projeto de lei. Caso os amados queiram checar pessoalmente cada projeto acessem o link http://www.camara.gov.br/sileg/default.asp, para os projetos de lei da Câmara e o link http://www.senado.gov.br/atividade/materia/default.asp para os projetos de lei do Senado. Digite o número e o ano do projeto nos seus respecticos campos e click em “pesquisar”.
Projeto nº 4720/2003 - Autor: Iara Bernardi - PT /SP - Altera os arts. 1º e 20 da Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, e o § 3º do art. 140 do Código Penal, para incluir a punição por discriminação ou preconceito de gênero e orientação sexual. Este projeto de lei já foi enviado para o senado. Lá o número do projeto é o PLC 122/2006. Atualmente está na comissão de constituição de justiça e cidadania.
PL nº 3331/2004 – Autor: Almir Moura - PL /RJ - Inclui as doações às instituições religiosas como passível de dedução do imposto de renda; revoga o artigo 22 da Lei nº 9.532, de 1997. Se convertidos em Lei, os dois projetos obrigariam as igrejas a recolherem impostos sobre dízimos, ofertas e contribuições.
Projeto nº 6398/2005 – Autor: Severiano Alves - PDT /BA - Regulamenta a profissão de Jornalista. Contém artigos que estabelecem que só poderão fazer programas de rádio e televisão, pessoas com formação em JORNALISMO. Significa que pastores sem a formação em jornalismo não poderão fazer programas através desses meios.
Projeto nº 1154/2003 – Autor: Elimar Máximo Damasceno - PRONA /SP - Proíbe veiculação de programas em que o teor seja considerado preconceito religioso. Se aprovado, será considerado crime pregar sobre idolatria, feitiçaria e rituais satânicos. Será proibido que mensagens sobre essas práticas sejam veiculadas no rádio, televisão, jornais e internet. A verdade sobre esses atos contrários a Palavra de Deus, não poderá mais ser mostrada.
Projeto nº 952/2003 – Autor: Elimar Máximo Damasceno - PRONA /SP – Estabelece que é crime atos religiosos que possam ser considerados abusivos a boa-fé das pessoas. Convertido em Lei, pelo número de reclamações, pastores serão considerados 'criminosos' por pregarem sobre dízimos e ofertas.
Projeto de nº 1151/1997 – Autor: MARTA SUPLICY - PT /SP – Disciplina a união civil entre pessoas do mesmo sexo e dá outras providências. Este projeto visa oficializar o casamento gay no Brasil. http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=16329
PLS (PROJETO DE LEI DO SENADO) nº 299/1999 –- Autor: Antero Barros - PSDB /MT Altera o código brasileiro de telecomunicações (Lei 4.117/62). Se aprovado, reduziria programas evangélicos no rádio e televisão a apenas uma hora. Este projeto está no senado. Foi retirado pelo autor.
PLS (PROJETO DE LEI DO SENADO) nº 216/2002 –- Autor: Lauro Campo - PSDB /MT. Dispõe sobre regulamentação do exercício da profissão de Sacerdote. Este projeto de lei vai exigir diploma de graduação em teologia para todos os pastores. Só serão considerados pela lei ministros evangélicos os que tiverem este diploma. Os pastores não poderão execer a função sem o registro na secretaria do trabalho quem depende dentre utros documentos, do diploma registrado do MEC. Atualmente este projeto está arquivado.
Além destes projetos, o presidente Lula desistiu de enviar para o congresso nacional a Consolidação das Leis Sociais, um documento do governo que é um verdadeiro atentado à fé cristã, onde encontramos claramente o interesse do governo Lula de criminalizar a “homofobia”. Os tribunais de justiça já estão concedendo aos homossexuais o direito da união estável e da adoção de filho. Isto é a falência da família brasileira e o estabelecimento das bases para o governo do anticristo no mundo.
E disse Jesus: 'Mas olhai por vós mesmos, porque vos entregarão aos concílios e às sinagogas; e sereis açoitados, e sereis apresentados perante presidentes e reis, por amor de mim, para lhes servir de testemunho. E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo.' (Marcos 13:9 e 13)